Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Critérios para Submissão de Resenhas e Propostas de Dossiês

 

Resenhas:

  •  Deve conter entre 1.500 (mínimo) e 2.200 (máximo) palavras;
  •  Deve ter um título diferente do título da obra resenhada;
  •  Deve sintetizar as ideias centrais da obra;
  •  Deve apresentar a perspectiva metodológica e, quando apropriado, as premissas teóricas adotadas pelo Autor para desenvolver as ideias centrais do livro;
  •  Deve posicionar a obra no campo acadêmico em que se insere, mencionando, se possível, seus principais autores e críticos;
  •  Deve realizar uma avaliação crítica dos três pontos anteriores;
  •  A apresentação da bibliografia deve estar no final do texto.

Organização de Dossiês:

ALMANACK recebe propostas de dossiês que atendam às seguintes diretrizes editoriais e orientações:

  •  Podem ter um ou dois coordenadores. Ambos devem ser doutora/es, especialistas reconhecidos no tema do Dossiê e provenientes de diferentes instituições, preferencialmente uma delas não brasileira;
  •  A apresentação pode ser em português, inglês, espanhol ou francês;
  •  As propostas podem ter um mínimo de 4 e um máximo de 6 artigos, originais e inéditos, com as seguintes características:
  •  Título do Dossiê e filiação institucional dos editores proponentes;
  •  Apresentação da proposta (2 a 4 parágrafos);
  •  Nome das/os Autoras/es, com suas informações institucionais, títulos e resumos dos artigos;
  •  Indicação de um cronograma para a apresentação dos textos finais, incluindo a apresentação dos coordenadores (em português e em inglês);
  •  Sugere-se que 50% dos textos apresentados na proposta estejam em inglês, além de outras línguas admitidas pela revista (português, espanhol, francês);
  •  Todos os textos devem ser enviados pelos próprios autores por meio da página do periódico.
  •  A aprovação dos Dossiês é de responsabilidade do nosso Conselho Editorial e será comunicada aos proponentes/organizadores assim que ocorrer.
 

 

Autoria e Colaborações

 

A ALMANACK recomenda que a autoria se baseie nos critérios a seguir:

  •  Contribuição substancial para concepção do estudo;
  •  Análise ou interpretação dos dados para o trabalho;
  •  Escrita de parte do trabalho ou revisão crítica de conteúdo intelectual para versão a ser publicada.

Todas as pessoas colaboradoras que não atendam aos critérios de autoria devem ser listados na seção “Agradecimentos”, bem como o apoio financeiro das agências de fomento.

 

 

 

Preparação e Formato de Envio dos Textos

 

O manuscrito dos textos deve ser enviado em arquivo do Microsoft Office Word, contendo, no máximo, 11 mil palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave e notas de rodapé, com fonte Times New Roman tamanho 12. Os arquivos não devem ultrapassar 2MB.

Com o objetivo de facilitar o processo de submissão, a ALMANACK solicita que os/as Autores/as elaborem seus manuscritos em arquivos separados, de acordo com o FORMATO descrito a seguir:

  1.  Um arquivo com os seguintes dados:
  •  Título: deve ser claro e conciso. Para os títulos em português, francês e espanhol, é obrigatório o título também em inglês;
  •  Autoria: Para a submissão de artigos os/as Autores/as devem ser graduados, exceto para resenhas. O/a Autor/a deve informar o nome completo, a filiação contendo as informações: da universidade, departamento, cidade, CEP, país, e-mail e ORCID – todos os/as Autores/as devem ser cadastrados no ORCID (Open Researcher and Contributor ID). Manuscritos com mais de um/a Autor/a, um/a Autor/a correspondente deve ser indicado com seu respectivo e-mail e ORCID;
  •  Fomento e Financiamento: todas as fontes de auxílio à pesquisa (se houver), bem como o número do projeto e a instituição responsável, devem ser declaradas. O papel das agências de financiamento na concepção do estudo, análise e redação do manuscrito deve ser declarado em agradecimentos, bem como eventuais patrocinadoras/es;
  •  Agradecimentos: Todas/os colaboradoras/es que não atenderem aos critérios de autoria devem ser listados na seção Agradecimentos;
  •  Resumo: o resumo deve introduzir brevemente o manuscrito, não excedendo 250 palavras. Nenhuma citação deve ser incluída no resumo. Para os resumos em português, francês e espanhol, é obrigatório o resumo também em inglês;
  •  Palavras-chave: devem incluir-se de três a seis palavras-chave, separadas por vírgulas, no idioma do manuscrito e também em inglês. Recomenda-se pesquisar as palavras chaves no Vocabulário Controlado do SIBI/USP.

 

  1.  Outro arquivo, contendo o texto seguido do conjunto da bibliografia citada nas notas de rodapé.
  2.  Outro(s) arquivo(s) para cada imagem ou gráfico que venha a ser utilizado, com os detalhes técnicos necessários para as primeiras.

Solicita-se que a autoria seja removida das propriedades do Word. Para fazer isso, abra o texto no Word e clique no menu arquivo, opção “informações”. Em seguida, clique em “propriedades”, e escolha a opção “propriedades avançadas”. Lá, clique em “resumo” e apague o conteúdo do campo “autor”.

No momento da submissão, autoras/es optam se desejam consentir na abertura de sua identidade. Nesse caso, a ação acima para remoção de autoria é desnecessária.

 

 

Documentos Suplementares

 

No ato de submissão, é solicitado que as/os autoras/es:

  •  expressem sua concordância com os protocolos de Ciência Aberta adotados pela ALMANACK;
  •  indiquem se permitem que sua identidade seja revelada aos pareceristas; 
  •  indiquem obrigatoriamente, no caso de 2 ou mais autores, que cada autor participou suficientemente do trabalho de modo que assume a responsabilidade por uma parcela significativa do conteúdo.
 

 

Citações e Referências

 

A ALMANACK adota o sistema de notas de rodapé, ou seja, todas as referências (títulos e páginas) de livros, artigos, teses ou similares devem ser indicadas de forma simplificada no rodapé: Autor, ano, página. Por exemplo: Carvalho, 1980, p. 36. Somente no final, na bibliografia, devem constar as referências completas das obras efetivamente citadas no texto.

As referências mencionadas no manuscrito devem ser numeradas em algoritmo arábico sobrescrito correspondente às informações citadas nas notas de rodapé.

  •  Imagens: As imagens, bem como as respectivas legendas (com referência completa de autoria e instituição detentora), devem ser numeradas em alfabeto grego, indicando sua posição no corpo do texto e enviadas em arquivos separados, como documento suplementar (passo 4 do sistema eletrônico de submissão). Só serão aceitas imagens nos formatos TIFF ou JPEG, com resolução de 300 dpi.
  •  ALMANACK não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens.
  •  Gráficos, Figuras e Tabelas: as Tabelas e Figuras devem ser numeradas de acordo com a ordem de aparecimento no texto, e devem conter um título e estar em arquivos separados. Devem ser abertas nos lados e com fundo totalmente branco.
 

 

Normas de citação

 

Para as citações bibliográficas finais, deve ser seguido o padrão seguinte ABNT NBR – 6023:

  •  Artigo em periódico - incluir sempre o código DOI nas referências dos artigos que o possuírem.

PALACIOS, Guillermo. Messianismo e expropriação camponesa. Uma nova expedição ao Reino da Pedra Encantada do Rodeador, Pernambuco, 1820. Revista de História, São Paulo, n. 147, p. 71-108, 2. 2002. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i147p71-108

 

  •   Livro completo

CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1980.

 

  •   Capítulo de livro

JANCSÓ, István; PIMENTA, João Paulo Garrido. Peças de um mosaico (ou apontamentos para o estudo da emergência da identidade nacional brasileira). In: MOTA, Carlos Guilherme (org.). Viagem incompleta. A experiência brasileira (1500-2000). Formação: histórias, 2. ed. São Paulo: SENAC, 2000. p. 127-175.

 

  •   Capítulo de livro (organizador é também o Autor)

HOLANDA, Sérgio Buarque de. A herança colonial – sua desagregação. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de (org.). História Geral da Civilização Brasileira. Tomo II: o Brasil monárquico. Vol. 1: O processo de emancipação. São Paulo: DIFEL, 1962. p. 9-39.

 

  •   Tese (doutorado) ou dissertação (mestrado)

GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal. Debaixo da imediata proteção de sua majestade imperial: o IHGB (1838-1889). 1995. 339f. Tese (Doutorado em História Social). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

 

  •   Trabalho apresentado em evento científico

BERNARDES, Denis Antônio de Mendonça. Progresso e rotina: notas exploratórias sobre a questão da modernização técnica em Pernambuco, no século XIX. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA, 9., 1977, Florianópolis. Anais do IX Simpósio Nacional da Associação dos Professores Universitários de História. O homem e a técnica. São Paulo: ANPUH, 1979.  p.495-514, v.2.

 

  •   Referência a meio eletrônico

CUNHA, Mafalda Soares da; MONTEIRO, Nuno Gonçalo. Aristocracia, poder e família em Portugal, séculos XV-XVIII. In: CUNHA, Mafalda Soares da; FRANCO, Juan Hernández (orgs.). Sociedade, família e poder na Península Ibérica: elementos para uma História Comparativa. Lisboa: Edições Colibri: CIDEHUS – Universidade de Évora: Universidad de Murcia, 2010. p.47-75. Disponível em: <http://www.ics.ul.pt/rdonweb-docs/Nuno%20Monteiro_2010_n1.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2015.

 

  •   Manuscritos/impressos em Arquivos e Bibliotecas de Obras Raras

COLLECÇÃO dos actos dos parlamentos, e leis dos soberanos da Europa. Lisboa: Na Oficina de Antonio Rodrigues Galhardo, 1768. Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, Brasil. Seção de Obras Raras, V-70, 1, 22.

COUTINHO, Francisco de Souza. Cartas escritas de França a El-Rei D. João IV. [s.l.]: [s.n.], 1651. Biblioteca Geral. Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

 

As referências cuja autoria seja igual à referência anterior, NÃO USAR TRAVESSÃO. Mantenha os nomes dos autores da mesma maneira. Exemplo:

  •  BIROU, A. Dicionário de ciências sociais. 5. ed. Lisboa: Dom Quixote,1982.454 p.
  •  BIROU, A. Dicionário de sociologia. Porto Alegre: Globo, 1963. 280 p.

 

Os manuscritos devem ser enviados por meio do sistema OJS do site do periódico https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/index.

Antes da publicação dos artigos aceitos, os/as Autores/as correspondentes receberão as revisões e deverão ajustar o texto de acordo com os pareceres recebidos. Em seguida, as/os Autoras/es enviarão o texto ao periódico, destacando em amarelo as alterações feitas. Uma vez verificadas as modificações, o artigo estará pronto para publicação. Antes disso, o/a autor/a receberá novamente o texto revisado em formato Word. As correções ou alterações solicitadas pelo autor nesta fase devem se limitar a erros de digitação, não sendo possível alterar o conteúdo nem os autores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.