Paisagismo produtivo CERES: um projeto que promove a Educação Ambiental

Autores

  • Jenifer Godoy Daltrozo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcia de Morais Stein Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Matheus Lemos Nogueira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Kuester Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Miguel Aloysio Sattler Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2024.v17.15053

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Permacultura, Linguagem de padrões

Resumo

Devido às alterações ambientais crescentemente ocorrentes no planeta, a consideração da influência do comportamento humano decorrente de seu modo atual de viver, passa a constituir assunto fundamental a ser analisado. Neste sentido, nasce a ideia da criação do Centro de Estudos Regenerativos e Sustentabilidade (CERES), focado no desenvolvimento de pesquisas e na Educação Ambiental. A pesquisa tem o objetivo de analisar o entorno de uma edificação, concebida para ser implementada, cujo projeto foi orientado, tanto por princípios associados à permacultura, de Mollison e Holmgren (1983), como pela linguagem de padrões, de Alexander et al. (1977). Foram elencados neste trabalho os itens presentes no entorno do edifício, assim como aqueles associados à sua arquitetura, a partir de um embasamento teórico fundamentado em “ética, ação e design”, que possibilite destacar a sua relevância na difusão do ensino de questões ambientais.

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Biografia do Autor

Jenifer Godoy Daltrozo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós Graduação em Arquitetura.

Marcia de Morais Stein, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI).

Matheus Lemos Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI).

Patrícia Kuester, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI).

Miguel Aloysio Sattler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI).

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Publicado

05/02/2024

Como Citar

Daltrozo, J. G., Stein, M. de M., Nogueira, M. L., Kuester, P., & Sattler, M. A. (2024). Paisagismo produtivo CERES: um projeto que promove a Educação Ambiental. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 17(2). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2024.v17.15053

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-05-03
Aceito: 2024-01-06
Publicado: 2024-05-02

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