ATUAÇÃO DOS MONITORES AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR, NÚCLEO SANTA VIRGÍNIA

Autores

  • Renato Bacchi
  • Zysman Neiman
  • Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2011.v4.5970

Resumo

O ecoturismo surgiu no Brasil como uma proposta de contemplação e conservação da natureza, sendo atualmente uma atividade econômica em grande expansão. Este segmento turístico pode ser visto com uma alternativa de geração de renda frente a outras possibilidades mais impactantes, trazendo benefícios para todos os envolvidos. Entretanto, no país, o ecoturismo ainda é uma atividade desordenada que pode gerar mais impactos negativos do que positivos. Para que o ecoturismo traga os benefícios esperados é necessário que sejam observadas suas premissas, entre elas a educação ambiental. Esta tem como objetivo a sensibilização do indivíduo para adquirir conhecimentos e habilidades que permitam mudanças de hábitos, posturas e condutas, as quais são essenciais para o desenvolvimento do ecoturismo que visa a conservação ambiental, cultural e o crescimento sócio-econômico da comunidade local. No entanto, o avanço do ecoturismo não vem sendo acompanhado pelo desenvolvimento da prática educativa, sendo necessários mais estudos que analisem situações locais da educação ambiental no ecoturismo. Assim, o presente trabalho será realizado no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Santa Virgínia - SP, local de grandes atrativos ecoturístcos, como rios, cachoeiras, montanhas e a natureza preservada. Além disso, é importante dizer que a política de gestão do núcleo definiu somente aceitar visitas pré-agendadas, sempre acompanhadas dos monitores locais, havendo um controle significativo, configurando-se assim como um espaço propício para a realização de um estudo de caso que busca analisar qualitativamente a educação ambiental no ecoturismo. O objetivo deste trabalho é realizar um inventário das atividades de ecoturismo realizadas pelos monitores do núcleo Santa Virgínia considerando o embasamento, concepções e práticas de educação ambiental adotadas pelos mesmos. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semi estruturadas realizadas com os monitores do núcleo. Com as entrevistas busca-se entender qual a visão dos monitores em relação ao ecoturismo e à educação ambiental dentro das práticas realizadas, ocorrendo gravação das falas e posterior transcrição das mesmas com a devida autorização do envolvido. A importância das entrevistas será explicada aos participantes das ações, respeitando-se o envolvimento voluntário de cada indivíduo. Os resultados esperados desse trabalho serão informações sobre o entendimento de educação ambiental e ecoturismo e o embasamento que os monitores ambientais têm sobre o tema, os quais influenciam diretamente na prática de seu trabalho. Os dados das entrevistas serão avaliados com o propósito de detectar possíveis relações com princípios e diretrizes de educação ambiental de documentos como o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), o Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar, entre outros. A partir dos resultados dessa análise será possível oferecer informações importantes que poderão subsidiar o desenvolvimento cada vez mais eficiente da prática educativa na atividade ecoturística. Palavras-chave: Ecoturismo; Educação Ambiental; Núcleo Santa Virgínia.

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Publicado

10/24/2011

Como Citar

Bacchi, R., Neiman, Z., & Queiroz, O. T. M. M. (2011). ATUAÇÃO DOS MONITORES AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR, NÚCLEO SANTA VIRGÍNIA. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 4(4). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2011.v4.5970

Edição

Seção

Arquivos Individuais
Recebido: 2011-08-22
Aceito: 2011-09-01
Publicado: 2011-10-24

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