Educação Ambiental e Ecoturismo: uma proposta para Nova Iguaçu (RJ)

Autores

  • Marcia Luiza Figueiredo Machado Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, Nova Iguaçu, RJ
  • Nadja Maria Castilho da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6073

Resumo

A construção de uma proposta integradora para as ações de Educação Ambiental e Ecoturismo têm grande fonte de contribuição na Geografia. O objetivo desta pesquisa centra-se na produção de proposições para as escolas da Rede Municipal de Educação de Nova Iguaçu - RJ, situadas na área de influência direta do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. A metodologia constituiu-se de levantamento bibliográfico, acompanhamento de atividades pedagógicas, trabalho de campo, entrevista e aplicação de questionários. O prognóstico realizado poderá ser um novo referencial para o tema transversal Meio Ambiente. Inserir o ecoturismo, a partir das ações de Educação Ambiental, e como ele pode ser veículo da conservação ambiental, da inclusão social e da melhoria da qualidade de vida das populações locais, ainda é um desafio que será enfrentado por cidades como Nova Iguaçu, com forte potencial e vocação para atividade ecoturística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Luiza Figueiredo Machado, Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, Nova Iguaçu, RJ

Compõe a equipe de Assessoria Técnica de Educação Ambiental e Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu/RJ. Desenvolve e acompanha os projetos de EA e Educação do Campo relacionando geografia, educação ambiental e educação alimentar para a formação/capacitação de alunos e professores das 126 escolas da Rede Municipal, onde a construção da prática pedagógica está respaldada na transversalidade, no reconhecimento da realidade geo-ambiental e na valorização do Patrimônio Natural, Histórico e Cultural do município. O público-alvo é composto por discentes e docentes do 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental.

Nadja Maria Castilho da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Líder do Grupo de Estudos Ambientais - GEA, do Diretório de Pesquisa do CNPq. Atualmente responde pela coordenação do Programa de Pós Graduação em Geografia da UERJ. Desenvolve projetos de pesquisa e de extensão universitária, relacionando geografia e educação ambiental, onde o foco é a capacitação de alunos e professores de escolas públicas e particulares, no conhecimento da realidade geo-ambiental e práticas conservacionistas dos recursos naturais. O público-alvo dos projetos é composto por discentes e docentes do Ensino Fundamental e Médio, bem como comunidades próximas à áreas protegidas.

Downloads

Publicado

01/31/2013

Como Citar

Machado, M. L. F., & Costa, N. M. C. da. (2013). Educação Ambiental e Ecoturismo: uma proposta para Nova Iguaçu (RJ). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(1). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6073
Recebido: 2012-05-26
Aceito: 2012-12-11
Publicado: 2013-01-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)