ESCALAS DE IDENTIFICAÇÃO DAS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15134

Palavras-chave:

Avaliação da qualidade, Instrumentos de avaliação, Revisão de literatura

Resumo

A identificação das altas habilidades/superdotação (AD/SD) é um processo desafiador que, tradicionalmente, se inicia pelo emprego de instrumentos de rastreio. Buscando compreender a qualidade destes materiais utilizados, foi realizada uma revisão crítica das qualidades psicométricas das escalas encontradas após consulta a base de dados Scielo, Pepsic, Google Acadêmico e Periódicos Capes. Dezessete escalas foram identificadas, sendo quatro adaptações e 13 desenvolvidas nacionalmente. Quanto às dimensões avaliadas, nota-se que contemplam uma definição multidimensional adotada pelo Ministério da Educação, entretanto carente de estudos voltados à investigação das evidências de validade e precisão, sendo mais comum a investigação de seu conteúdo. Diante dos achados é possível afirmar que os instrumentos utilizados nacionalmente carecem de estudos de refinamento, a fim de garantir o uso adequado dos resultados. Sugere-se que estudos futuros sejam realizados a fim de ampliar as bases de dados, incluindo dissertações e teses.

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Biografia do Autor

Tatiana de Cassia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorado em Psicologia. Docente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisadora da linha de instrumentos e processos em avaliação psicológica. Vice Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva e ex-presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação. Pesquisadora produtividade CNPq. 

Julia Reis Negreiros, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicóloga e Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutoranda em Psicologia pelo programa de pós-graduação stricto sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP.

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Publicado

2024-02-16

Como Citar

Nakano, T. de C., & Negreiros, J. R. (2024). ESCALAS DE IDENTIFICAÇÃO DAS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE CRÍTICA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 12(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15134