Salud mental de escolares y depresión materna con y sin comorbilidad con trastorno limítrofe de personalidad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.29.16254

Palabras clave:

depresión, trastorno de personalidad limítrofe, elaciones madre-hijo, niño, salud mental

Resumen

El impacto de la gravedad - de la depresión materna (DM), en comorbilidad con otros trastornos - para la salud mental de los hijos carece de estudios. Se objetivó comparar indicadores de salud mental de escolares, considerando grupos diferenciados por la gravedad de la DM con y sin comorbilidad con Trastorno de Limítrofe de Personalidad (TLP). Fueron evaluadas 90 díadas madre-niño, distribuidas en tres grupos, sistemáticamente evaluados: Grupo Depresión (GD) - madres con indicadores de síntomas actuales de depresión e histórico de episodios anteriores, sin indicadores de TLP; Grupo Depresión en Comorbilidad con TLP (GD-TLP) - madres con síntomas depresivos actuales e histórico de episodios anteriores en comorbilidad con indicadores de TLP; y, Grupo de Comparación (GC) - madres sin histórico de síntomas depresivos ni indicadores de TLP. Los niños, de ambos sexos, tenían edad entre seis y 10 años. Se procedió a evaluar en sesiones individuales: a) con las madres - Cuestionario General y Cuestionario Sobre la Salud del Paciente, Entrevista Clínica TLP y Cuestionario de Capacidades y Dificultades (SDQ) y b) con los niños - Test Matrices Progresivas Coloridas de Raven. Los datos se trataron con procedimientos estadísticos (p ≤0,05). Los niños del GD-TLP presentaron significación estadística con media mayor que GD y GC en lo que se refiere al puntaje de problemas total, conducta, hiperactividad e problemas de relacionamiento. Se verificó asociación de la gravedad de la DM con TLP con más problemas de salud mental infantil, caracterizando un grupo clínico preferencial para intervenciones de salud mental.

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Biografía del autor/a

Daniel Fernando Magrini, Psicólogo Clínico, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Bacharel e Licenciado em Psicologia (2009). Graduado em Filosofia (2018). Mestre em Ciências (2016). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento (2023). Especialista em Psicoterapia Transpessoal, Intervenção à crise e prevenção ao suicídio, Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Neurociência da educação. Como docente tem experiência na pós-graduação na área da Neurociência em cursos de Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia e em universidade privadas em cursos de Enfermagem e Psicologia.

Danubia Cristina de Paula, Centro Universitário Barão de Mauá

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011) e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2018). Aluna de Pós-Doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo. Atuação profissional nas áreas de Psicologia Clínica, Saúde Mental e Educação Socioemocional. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação socioemocional e promoção, prevenção e intervenção em saúde mental sobre os seguintes temas: organização e cuidado nas relações familiares, saúde do cuidador, saúde mental do escolar, transtornos de humor e consumo de psicofármacos.

Fernanda Aguiar Pizeta, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Psicóloga Judiciária do Anexo da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Fórum da Comarca de Ribeirão Preto - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Docente junto ao Curso de Psicologia da Universidade Paulista-UNIP e aos cursos de pós-graduação da Faculdade Volpe Miele/IPEBJ, Pós-doutora pelo Departamento de Psicologia  da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Doutora em Ciências pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo, e Psicóloga pela USP-RP. Atuação, principalmente, nos seguintes temas: psicologia jurídica, saúde mental, desenvolvimento infantil, psicodinamismos familiares.

Sonia Regina Loureiro, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Docente Sênior da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP- USP). Orientadora junto ao Programa de Pós - Graduação em Saúde Mental - FMRP-USP (Conceito 7 CAPES) .Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo . Atuação profissional nas áreas de Psicologia Clínica e Hospitalar. Ex Coordenadora do Serviço de Psicologia junto ao Hospital das Clínicas da FMRP- USP. Ex- coordenadora do Serviço de Psicologia junto a Psiquiatria do HCFMRP-USP. Ex-coordenadora do Programa de Aprimoramento Profissional do Hospital das Clínicas da FMRP-USP - Psicologia Saúde Mental. Membro do GT da ANPEPP - Relações Interpessoais e Habilidades Sociais. Desenvolve pesquisas na área de Tratamento e prevenção psicológica sobre os seguintes temas: saúde mental, ansiedade social, depressão materna, interações familiares, avaliação psicológica, crianças e comportamento. Presta assessoria a Agências de Fomento e consultoria à diversas revistas científicas. Membro da Coordenação Científica junto a FAPESP - área - Ciências Humanas e Psicologia.

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Publicado

2024-03-05

Cómo citar

Magrini, D. F., Cristina de Paula, D., Aguiar Pizeta, F., & Loureiro, S. R. (2024). Salud mental de escolares y depresión materna con y sin comorbilidad con trastorno limítrofe de personalidad. Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias, 29, 273–284. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.29.16254

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